06 – Estudo elaborado pela comunidade – Relatório questionando o Metrô

Para “digerir” o impacto da notícia de desapropriações e instalações de torres de ventilação e saída de emergência no lugar de escolas e clínicas da nossa região, o Comitê Mauricio Klabin elaborou visitas, levantamentos fotográficos, estudos em fotos de satélite  do Google Earth para visualizar o tamanho da transformação espacial que irá ocorrer no nosso bairro, e a perda de qualidade urbana que iremos sofrer se isso se concretizar. 

 

Esse relatório inclui também lista de perguntas levantadas com alguns primeiros moradores , e foi enviada à Central de Relacionamento com a Comunidade do Metrô. Ainda estamos aguardando reunião com o Metrô para obter essas respostas.

 

Retire no link abaixo a versão pdf, ou …

tracados-do-metro-relatorio-elaborado-pelo-comite-mauricio-klabin

 

…navegue pelas páginas disponibilizadas abaixo (mesmo conteúdo do pdf, em arquivos tipo jpg)

 

3 Comentários em “06 – Estudo elaborado pela comunidade – Relatório questionando o Metrô”


  1. Desejo dartodo apoio à causa. Também moro na Vila Mariana, embora minha residência não está no caminho do metrô. Estou em Porto Alegre em um Congresso, volto a São Paulo na segunda-feira. Vou colocar um link do blog de vocês, e creio que posso ser útil a causa. Estou à disposição.

  2. Juliana Sato Says:

    Prezados,

    Em analise aos questionamentos, acredito que foram muito bem elaborados, bem como gostaria também de verificar a possibilidade de inclusão de mais dois questionamentos, quais sejam, e peço desculpas caso já tenham sido matérias de questionamentos que eu não prestei a devida atenção:

    – Tendo em vista que serão desapropriados imóveis para a implantação de tubos de ventilação do metrô, referida construção, causará quais impactos nos imóveis que não serão atingidos pela desapropriação? Haverá desvalorização da região? Temos como analisar as RAIAS e EIAS para a construção desse tubos para verificar quais os impactos ambientais causados na região?

    – Há na Mauricio Klabin X Afonso Celso um terreno não ocupado, que hoje fica à esmo (um paredão do lado esquerdo de quem desce a Mauricio Klabin), não teria como ser construido naquele local a tubulação? Não há como ser realizado um novo estudo para viabilizar referida construção?

    Atenciosamente,

    • comitemauricioklabin Says:

      Juliana, ola!

      O terreno da Afonso Celso x Maurício Klabin se encontra muito fora da rota que interliga as estações Santa Cruz e Klabin, já estudamos isso por iniciativa própria e também por sugestão de alguns moradores.

      Quanto aos imóveis lindeiros à futura obra, em site de “perguntas frequentes” que o Metrô disponibilizou para perguntas de moradores de outros trechos de obras, a resposta é que o Metrô usa critérios internacionais de segurança (veja no link https://comitemauricioklabin.wordpress.com/10-documentos-do-metro/. )
      MAS… em visita e entrevista a moradia lindeira a um poço de ventilação no alto do Ipiranga, constantamos que as obras podem causar sim rachaduras nas casas remanescentes. Nesses casos, o Metrô é acionado juridicamente para realizar reparos – foi o que aconteceu com essa moradora.
      Nossa preocupação, além de tudo isso, é questionar quanto ao “retalhamento” do nosso bairro (fiscalizado pelo tombamento do Parque Modernista) com a demolição de 6 sobrados em 2 lotes para instalar poços a cada 300 metros, sendo que incrivelmente perto desses 2 lotes já temos uma área livre de edificações, com uma distância que equivale à instalação de apenas 1 poço, como é no Alto do Ipiranga.
      Quanto à existência de RAIA (Relatório de Ausencia de Impacto Ambiental) e EIA ( Estudos de Impacto Ambiental), estão disponibilizados no site: http://www.ambiente.sp.gov.br/consemaAudiencias.php.
      Estamos analizando.


Deixe um comentário